domingo, 9 de agosto de 2015

Storynhas de Rita Lee

  Cheguei da turnê de Elton John após ter passado pelo Rio de Janeiro e Goiânia e já me preparei pra embarcar para São Paulo, pro lançamento de ''Storynhas''. Rita Lee usou o twitter durante 3 anos e sempre postava frases interessantes e filosóficas de sua personalidade. Volta e meia Rita também postava pequenas estorinhas que inventava, divididas em 4 twitts, e a Cia. das Letras decidiu juntar todas essas estórias e publica-las num livro. Surgiu então ''Storynhas'', com ilustrações de Laerte Coutinho. Não conhece Laerte?! Laerte é eleito ou eleita a melhor desenhista do Brasil. Autor de revistas que mais venderam exemplares nos anos 80 juntamente com Angeli. Laerte lançou vários LPMs, desenha até hoje tiras pra Folha de São Paulo e produz livros sensacionais todos pela editora Cia. das Letras. Em 2009, Laerte assumiu o cross-dressing, e apareceu em público decidindo a vestimenta feminina, declarando:  ''Eu sou um travesti!''. Laerte recebeu vários prêmios por seus trabalhos durante anos, e hoje tem seu próprio programa no Canal Brasil, ''Transando com Laerte'', onde recebe convidados cultos pra conversarem sobre determinados temas que são tabus pra sociedade.

  Sylvio e as meninas seguiram viagem pra Fortaleza pra verem o resto da turnê de Elton John, e eu embarquei direto pra São Paulo. Fiquei na casa dos meus tios que moram em São Bernardo, e no dia seguinte bem cedinho, meu tio me deixou no Shopping Iguatemi no centro de São Paulo e seguiu para o trabalho. Quando eu cheguei no Shopping, Gabriela Rezende já estava esperando com o tio dela. Gabi é minha amiga, também do fã clube de Rita Lee, e veio de Minas pra prestigiar o momento. Na foto a baixo sou eu e Gabi, e eu uso o colar que já foi de Rita Lee.


  Pegamos nossos convites na livraria Cultura e conforme a gente ia esperando, conversando pelo shopping, os outros fãs iam chegando. Como éramos todos do mesmo fã clube, ninguém precisou se apresentar, todo mundo se conhecia e se amava. Leidinha de Kamila vieram de Goiânia, Ana Bhering veio de Belo Horizonte, Larissa veio do Rio, Barbara já era de São Paulo... cada um de um canto do Brasil, felizes por estarmos todos juntos, porque esses encontros ficaram cada vez mais raros devido a aposentadoria de Rita dos palcos. A gente a gente se via regularmente em shows de Rita pelo Brasil, e hoje em dia só nos vemos em alguns poucos eventos. 

  Sentei na Praça de Alimentação do Shopping para conversar com os outros fãs e comecei a fazer um desenho de Rita Lee e Laerte pra entregar mais tarde. Fiz o desenho e ali mesmo no Shopping tirei mais duas cópias, uma pra cada e outra pra elas autografarem pra mim.

  A festa ia crescendo e gente interessante ia aparecendo. Roberto de Cavalho, marido de Rita, apareceu por lá, os filho caçula da cantora também andava pela livraria. O ator do canal Porta dos Fundos Pedro Tabet e a cantora ex-Chacrete Rita Cadillac também estavam lá. E posso assegurar que ela é uma pessoa MARAVILHOSA!



  Me encontrei também com a atriz Mel Lisboa, que mais tarde estreou como Rita Lee no teatro no musical ''Rita Lee mora ao lado'', que ainda está em turnê pelo país em suas últimas apresentações. O musical conta a biografia da Rainha do Rock, e Mel que é uma grande fã de Rita, foi convidada pro papel principal. Mel chorou ao abraçar Rita nesse dia. Todos nós choramos.

  A fila já estava formada, com apenas os fãs restritos que tinham o convite e pulseirinha para entrar, e Rita Lee chegou com Laerte. Os aplausos foram longos, Rita e Laerte brincaram com o público, se sentaram e a sessão de autógrafos começou. A grande surpresa da noite foi Rita aparecer com os cabelos curtos e uma boa parte já branca. Rita parou de pintar os cabelos, e sua cor original já começava a aparecer. Depois da aposentadoria, Rita disse que agora quer ser anônima. Dá pra imaginar?



  A equipe da livraria Cultura nos fotografou no momento em que Rita e Laerte chegaram. Eu estava começando a chorar com o desenho na mão e Gabi do meu lado já estava chorando faz tempo.

  Entrei pra falar com as duas na mesa e foi só alegria. Rita Lee me viu e disse: ''-você veio de Brasília até aqui pra isso? Sua mãe deve me adiar!''. Adoraram o desenho, autografaram um bocado de coisas pra mim, Laerte disse que gosta muito dos meus desenhos, prometi que faria uma HQ pra Rita e falamos sobre meu antigo cabelo vermelho em homenagem à Rita. Eu poderia ter tirado mais fotos, mas na hora da emoção, em que a gente está realmente em um momento tão esperado, quem é que lembra de pegar no celular, não é mesmo?!


  E estavam todos ali: fãs novos, fãs antigos, fãs de todo lado. Gente se reencontrando depois de muito tempo sem Rita por a cara no sol. Acho que a última vez em que todos estiveram juntos assim foi em Brasília, no Green Move Festival, que eu postei a história aqui antes. Eu não podia deixar de desenhar todo mundo junto, como sempre faço.


Um último abraço e beijo no Laerte antes de ir embora, afinal não é todo dia que a gente cruza com a maior desenhista do Brasil por aí:


  No dia seguinte eu perdi voo. Foi uma loucura e fiquei andando desesperado pela Rodoviária do Tietê pra consegui um ônibus pra voltar pra Brasília. Eu não tinha condições de pagar outra passagem de avião, já que ainda sim tive que arcar com a passagem perdida. Passei a tarde toda sozinho pela Rodoviária, de um lado para o outro, até que o ônibus finamente seguiu viagem comigo dentro. Mas tudo bem, eu estava voltando pra casa feliz e com mais uma história fantástica pra contar.

  Um mês depois eu cumpri minha promessa e fiz uma HQ pra Rita Lee. Enviei pra ela e pro Laerte, e elas adoraram. Na HQ eu inventei uma estória de como as duas se juntaram pra produzir o livro Storynhas. Uma estória tão nonsense, louca e Rock and Roll quanto o próprio livro Storynhas.












  Storynhas vende nas melhores livrarias e por um preço bem acessível. Bom lembrar que apesar de ser bem desenhado e colorido, não é um livro para crianças. Recentemente Rita escreveu sua autobiografia que deve ser lançada breve, também na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em São Paulo. Será mais uma boa história pro blog, pois eu irei com certeza presenciar isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário