terça-feira, 4 de agosto de 2015

Eu sei o que se passa na mente suja de Robert Crumb

  Quem se expressa através de arte sempre procura a genialidade, ou pelo menos algo próximo disso. Ouvi dizer que uma boa expressão artística é aquela em que todo sentimento colocado pelo autor ainda é pouco. Alguns atingem a genialidade com um ritual de contemplação, usando substâncias para atingir esse estágio. Há quem diga que as melhores obras foram apenas psicografadas, vindas do além, usando o autor apenas como um ''instrumento do plano terrestre''. Afinal, com a arte contemporânea, arte moderna e tanta arte, o que é ''genial''?. O que é preciso fazer pra atingir a genialidade? Disse Caetano uma vez: ''eu não sou um gênio, mas eu poderia ser se eu me esforçasse''. E também disse Rita Lee em tom de deboche: ''Eu estou aqui pelo dinheiro. A arte está morta!''. É certo que todo artista, famoso ou não, tem o ego inflado, e isso de certa forma os move à procura da genialidade. O sonho de todo artista é criar uma obra tão genial a ponto de fazer alguma revolução na linguagem da arte em que se encontra. Os Rolling Stones começaram sendo uma banda de garagem, e Mick Jagger movido pelo ego, fez obras tão geniais que a banda revolucionou o Rock and Roll.
  Eu conheço um cara que faz obras geniais, sem esforço algum e revolucionou a linguagem em que se encaixa: os quadrinhos! Robert Crumb é um americano de 71 anos e desenha desde criança. Crumb é o maior clássico das HQs e lá lançou vários livros aclamados pela mídia. As estórias de Crumb não são complexas, metafóricas e nem roteiros de filmes. Na verdade Crumb desenha casos de sua adolescência, suas fantasias sexuais, sua libido e cartoons, com um traço retrô.



  Crumb tem um ótimo gosto musical, e como um grande fã de Jazz, lançou um livro só com álbuns e artistas de Jazz clássico. Lançou um livro com histórias de sua adolescência e outros HQs sexuais. Aliás, é difícil encontrar um livro de Crumb que não tenha desenhos de sexo, nudez e masturbações. Na verdade, sua obra quase inteira é sexual. Crumb pensa em sexo sempre que desenha e passa tudo isso pro papel de forma genial. Crumb encontrou no sexo a sua fonte de inspiração e achou o caminho para a genialidade.



  Desde os 14 anos, quando um vizinho meu me apresentou os livros de Crumb, eu passei a colecionar todos. Você encontra esses livros nas melhores livrarias e até mesmo em sebinhos às vezes. Coleciono matérias de jornais sobre ele, livros antigos, trabalhos novos, cartoons de época, produtos lançados com seus desenhos.



   Crumb virou uma inspiração pra mim, e eu me identifico com ele, desde os desenhos dele até sua aparência. Crumb é um cara magro, de óculos redondinhos e chapéu. Qualquer semelhança comigo é mera coincidência. 




  Por muito tempo na minha adolescência e até hoje, meus melhores desenhos e HQs são algo sexual, cheios de estórias de libido e desejos, com corpo feminino nu. Por isso eu, mais do que qualquer outra pessoa, entendo o que se passa na mente suja de Robert Crumb. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário