domingo, 26 de julho de 2015

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém 

  Esse pedacinho de música me encanta, e só ele já me faz refletir questões de uma vida inteira. Quem dirá a música completa. Quem dirá a então toda a obra da banda Legião Urbana. Não conhece Legião?! Lá pelos anos oitenta, no cenário rock and roll candango, Renato Russo montou o grupo de rock chamado ''Aborto elétrico''. Renato se juntou com Dado Vila Lobos e juntos fizeram grandes clássicos da música popular brasileira. Com certeza você já ouviu o refrão que diz: ''Que país é esse? -É porra do Brasil!''. A música de protesto de Renato Russo foi censurada na época e até hoje é cantada em shows de rock and roll como sinal de manifesto e desabafo. Renato morreu de aids, e em seu último show em Brasília, prometeu que nunca mais voltaria à cidade pra fazer show de novo, porque havia se irritado com vaias do público. De fato, depois disso, Renato nunca mais voltou a fazer show na cidade de origem da banda. 

  Em 2013 foi anunciado o primeiro show de holograma feito no Brasil. Uma nova tecnologia poderia trazer a tona shows de artistas já falecidos, dando a real impressão de que ele estava lá no palco, cantando e dançando. O primeiro show de holograma a ser feito no mundo foi o do cantor Elvis Presley, a turnê veio ao Brasil e eu tive a oportunidade de ver. Depois fizeram um show de holograma de Michael Jackson, que ainda não veio ao Brasil, mas aqui, no nosso país de grandes gênios da música, o primeiro a ganhar uma apresentação desse tipo foi Renato. O show aconteceu em setembro. Seria a homenagem do ano, televisionado ao vivo pela Multishow, no estádio Mané Garrincha. A minha antiga escola ganhou ingressos para ir ver. Eu já não estudava mais lá mas fui convidado a ir junto.

  A família de Renato Russo estava lá na platéia. Os maiores fã clubes da banda espalhados pelo país estavam lá também. Os atores do filme ''Faroeste Caboclo'', abriram o espetáculo, que começou com duas horas de atraso pela transmissão ao vivo do Multishow, então todas as vezes que o repórter do Multishow aparecia, o público vaiava. O estádio lotou rapidamente, os músicos da formação original da banda Legião Urbana tocaram, além de homenagens lindíssimas feitas por artistas consagrados, que vai me desculpar, não tinham nada haver com aquele evento. 
     Dani, Amanda e eu esperávamos o início do show, com duas horas de atraso.


  Fernanda Takai fez minha apresentação favorita. Não só por eu ama-la tanto, mas além da apresentação ter sido realmente fantástica, Fernanda tinha tudo haver com aquilo tudo, já que Renato era um grande fã de Pato Fu. Então poderia ter tocado Capital Inicial, que iniciou carreira junto com Legião, mas a banda não foi convidada para o evento. Zizi Possi e Luiza Possi cantaram ''pais e filhos''. Zélia Duncan cantou duas músicas. Lobão também se apresentou. Performances muito bonitas, mas já se passavam uma hora e vinte minutos de show, e o tão esperado holograma ainda não havia sido ligado. 

  No fim teve de fato um show de holograma. Mas o que indignou o público é que foi apenas uma única música tocada com o artifício futurístico que causou tantas expectativas. A música ''há tempos'' foi cantada pelo holograma. Quem sentou na arquibancada, como eu e os outros alunos, tivemos uma visão ruim do show. Renato estava sem cabeça. A acústica do local, que estava ruim desde o início do show, piorou na apresentação de holograma. Uma única apresentação, que prendeu a atenção do público por pouco mais de cinco minutos. Depois disso a banda Legião Urbana, sem o vocalista, tocavam as músicas que o público pedia. Então as luzes do palco se apagaram, as luzes das saídas do estádio se acenderam, sinalizando o fim do espetáculo. 
  Eu não me arrependo de ter ido. Foi um ótimo programa entre amigos e uma divertida sexta a noite. Mas para as pessoas que haviam pagado de $50 à $150 reais, estavam furiosas e indignadas. Uma senhora sentada do meu lado, que havia ido ao show com o sobrinho, se levantou antes mesmo do fim do show e disse que nunca se arrependeu tanto por ter comprado os ingressos. 


  Apesar de ter sido um grande projeto para homenagear um dos maiores poetas que este mundo já viu, o decreto decisivo de Renato Russo continua valendo: ele não fez show na capital de novo, como disse que não faria! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário