sábado, 11 de julho de 2015

Preta preta pretinha

  Pra falar de Moraes Moreira temos que antes falar de Novos Baianos, e pra falar de novos baianos, antes temos que falar de Tropicalismo, e antes de falar de tropocalismo, precisamos falar sobre a história da música popular brasileira. No fim dos anos 60 e início dos 70 chegou ao Brasil o movimento hippie, que causou maior influência na música brasileira, que antes se limitava em samba e bossa nova. Com o Tropicalismo no Brasil, no auge da ditadura militar, muitas personalidades surgiram marcando a época, como Caetano, Gil, Os Mutantes, e um grupo de baianos espertos, com esse nome tradicional: Novos Baianos. Eram hippies idealistas, que moravam todos em uma casa, onde se produzia arte o tempo inteiro. Tocavam rock, baião, bossa nova, choro, frevo, afoxé, e qualquer coisa que tivessem vontade de fazer. O grupo era formado por Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Dadi Carvalho, Paulinho e Luiz Galvão. O grupo acabou em 1979 e chegou a lançar apenas dois álbuns, cujo um foi eleito pela revista Rolling Stone como o maior álbum da história da música brasileira. A revista Rolling Stone costuma exagerar e causar opiniões controversas, mas de fato os dois álbuns do grupo são ótimos. Hoje vamos falar exclusivamente de apenas um dos integrantes, que seguiu uma ótima carreira solo e é grande referência quando se fala de MPB: o grande poeta, Moraes Moreira.

  Em algum dia de agosto de 2013, aconteceu no Terraço Shopping um show de Moraes Moreira, tocando apenas com seu filho, Davi Moraes. Acho que foi um show em comemoração ao dia dos pais, não me lembro bem. Fui ao show, e foi sensacional! 



  Quem não se lembra do refrão ''Eu ia lhe chamar enquanto corria a barca''?! Todos esperavam ansiosos por essa música, e quando ele a cantou, foi a coisa mais linda, com o público cantando junto. 


  Durante o show, eu fiquei desenhando Moraes, sentado no público, bem de frente pra ele, e em certo momento do show, levantei e e entreguei o desenho pra ele. Ele, surpreso, me chamou no palco, me deu um abraço e pediu que eu tirasse uma foto ao lado dele, segurando o desenho. Eu ainda tinha meu famoso cabelo vermelho rs 

Tem aqui um vídeo que mostra como foi o show. Moraes e seu filho Davi tocando juntos:

  O show seguiu, e no final, ainda ganhei um cd dele. Ouvi o cd váras vezes de tão maravilhoso que é. Esse foi o meu segundo show de Moraes Moreira, e depois desse eu fui em mais três, e todos foram sensacionais. Espero ansiosamente pelo próximo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário